Christina Motta
Se você já esteve em Búzios, com certeza já conhece a icônica escultura de Brigitte Bardot, na orla de mesmo nome, à beira da praia da Armação.
Christina Motta, a artista plástica criadora da musa da Orla Bardot, também é “mãe” de outras dezenas de artes públicas pelo Brasil e em Búzios.
Paulista, Christina viveu 21 anos em Londres, onde continuou se aprimorando na arte. Ao voltar para o Brasil, foi a Búzios para passar uma temporada, mas acabou ficando de vez, desde 1992. Hoje, a península é a cidade com mais obras de Motta espalhadas pelas ruas.
Hoje vamos nos aprofundar nas principais criações para você não deixar de conhecer em sua próxima visita!
Brigitte Bardot - Orla Bardot
Expedia
Já conceituada no circuito artístico, a artista ganhou fama, de fato, depois da escultura de Brigitte Bardot, inaugurada em 1999, durante o 1º Festival de Cinema de Búzios.
Mário Paz, secretário da Cultura de Búzios na época, encomendou a estátua em homenagem à atriz que trouxe holofotes internacionais para a pacata vila de pescadores.
Os Três Pescadores - Praia da Armação
Site Christina Motta
Como mencionamos, Búzios era uma tranquila e silenciosa vila de pescadores até a passagem de Brigitte Bardot, mas mesmo em meio a tanto burburinho e atividade comercial para atrair turistas, a atividade de pesca resistiu e até hoje é a profissão de muitos moradores da região.
Para homenagear essa tradição buziana foi que ‘Os Três Pescadores’ nasceram, em 2000, e a escultura chegou a ser reconhecida por sua integração com o meio ambiente, em 2015, no ranking do ArtsInterface.org.
Garota dos Ossos - Praça dos Ossos
Tripadvisor
Misteriosa e elegante, a Garota dos Ossos surgiu por encomenda de um dono de antiquário especializado em Art Déco na região. “Faceira mas comportada”, nas palavras de Christina, a moça anônima foi esculpida olhando a vitrine do local.
À medida que a obra evoluiu, seu marido viu familiaridade e comentou: “Parece a minha tia Dalva”. E assim a Garota dos Ossos ganhou um nome.
Crianças dos Ossos - Praça do Ossos
Rafael Henrique Thirion/Flickr
Uma das características do trabalho da artista é a inspiração em pessoas reais. As “Crianças nos Ossos” foram inspiradas em Francisco e Manoela Paz, filhos de um casal de amigos.
Algumas curiosidades sobre a obra: o menino, esculpido deitado, está lendo “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne.
O cachorro, que aparece no chão, representa Tango, o mascote de Motta.
Homenagem ao Quilombo - Alto Cruzeiro da Rasa
Libertrip
A escultura “Homenagem ao Quilombo”, de 2003, retrata um pai erguendo seu filho. A inspiração da escultora foi Mauricio de Assis Costa e seu pequeno filho, que posaram para a arte que hoje é referência no bairro da Rasa.
“Raízes: a saga de uma família americana”, que conta a história de Kunta Kinte, símbolo da luta contra a escravidão, também foi referência da artista. No filme, nessa mesma posição, Kinte comemorou a libertação do filho!
Gostou de conhecer o acervo de Christina Motta em Búzios? Não deixe de explorar e apreciar todas as suas criações públicas pelo nosso balneário.